PALAVRA PASTORAL



                   Precisamos nesta ultima hora termos a visão do campo e de como conquista-lo, seremos provados, mas nunca desistir. Quando o povo de Deus já estava prestes a conquistar a terra prometida, estando em Cades-Barnéia Deus falou a Moisés a enviar 12 espias para espiar a terra, um líder de cada tribo, Moisés escolhe os 12 líderes, dentre eles da tribo de Judá Calebe filho de Jefoné e da tribo de Efraim Oséias (Josué) filho de Num. Nm. cap. 13.
Moisés deu ordens aos líderes espiarem a terra e depois trazerem o relatório para toda a congregação de Israel, no fim de quarenta dias eles voltaram e trouxeram um relatório desfavorável aos filhos de Israel que murmuraram contra Moisés afirmando que não conseguiriam entrar na terra prometida porque ali habitavam os filhos de Enaquins (gigantes).
Naquele momento Calebe e Josué rasgaram as suas vestes (em forma de protesto) e afirmaram o seguinte: “A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá na terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo desta terra, porquanto são eles o nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, o Senhor é conosco; nãos os temais”. Nm.14:7-9
- Calebe obteve muitas vitórias porque ele não desistiu de seus sonhos, ele adotou quatros  princípios que garantiu a conquista da terra prometida.
– Ele conquistou porque perseverou em seguir ao Senhor. (Josué 14: 8)
– Ele conquistou porque confiou na promessa de Deus. (Josué 14:9) Confiança em Deus traduz-se pela segurança íntima que temos no procedimento dele.
– Ele conquistou porque esperou no tempo de Deus. (Josué 14:10b) Calebe esperou 45 anos até que a promessa de Deus se realizasse. Não desistiu de esperar porque sabia que o tempo de Deus não é o tempo do homem. A Bíblia afirma que um dia para Deus é como mil anos e mil anos é como um dia. O Salmista glorificou a Deus dizendo: “Esperei com paciência no Senhor e ELE se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”. Salmo 40:1.
Esperar em Deus é algo que muitos cristãos hodiernos não conseguem, pois querem que Deus resolva tudo no tempo deles e não no Deus, mas sabemos que o relógio de Deus funciona diferentemente do relógio do homem. Pois o relógio do homem tem 3 ponteiros, o ponteiro da hora(dúvida, incerteza sobre a realidade); o ponteiro dos minutos(ansiedade, aflição, angústia) e o ponteiro dos segundos(impaciência, desespero, pressa). Enquanto que o relógio de Deus é constituído de dois ponteiros, o da esperança e o do tempo. Devemos saber esperar no tempo de Deus, porque enquanto o tempo passa, Deus está trabalhando em prol daqueles que nele confiam.
– Ele conquistou porque teve ânimo. (Josué 14:11b). Conta-se a história de um exército que estava com muito medo de enfrentar o seu inimigo, achava que não conseguiriam vencê-los, porque a força do exército inimigo era muito maior. O comandante deste exército era um homem muito sábio, reuniu todos os soldados e disse-lhes: “Vejam, aqui tenho uma moeda, vou jogar para cima e se a moeda cair com a efige de um Leão é porque estamos tendo um sinal de Deus para enfrentarmos o inimigo e vencê-los, caso contrário, não sairemos para a peleja”. Todos concordaram com o seu comandante, ele jogou a moeda, um silêncio invadiu o arraial onde estava acampado o exército, todos ficaram olhando da forma que a moeda cairia, quando eles a viram caiu com a imagem do Leão para cima. Então o Comandante disse: “Estamos tendo um grande sinal para lutar contra o nosso adversário e vencê-los, vamos em frente”. O exército invadiu o território do inimigo e destruíram todos eles vencendo a luta com muita ousadia.
Depois os soldados disseram para o Comandante: o senhor estava certo ao lançar a sorte com aquela moeda, vimos que realmente tivemos um grande sinal de vitória. O comandante chamou todo o seu exército e disse-lhes: “Vejam agora bem de perto esta moeda, pois nas duas faces tem a imagem de um Leão, não existe outra imagem, o que eu realmente queria mostrar para vocês é que um só homem animado para a guerra vale mais do que 100 homens desanimados”. Calebe não olhou para as dificuldades, se fortaleceu no Senhor, teve ânimo. Depois que Josué entrega Hebrom por herança a Calebe, ele invadiu a terra, expulsou os seus inimigos e alcançou a promessa de Deus.
Os grandes conquistadores de Deus são: Aqueles que perseveram até obter; confiam até morrer; Esperam mesmo contra a esperança; e permanecem com ânimo inabalável até que Deus lhes abençoem.

Pr. Antônio Pereira da Rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário